segunda-feira, 12 de março de 2007

Qual o objetivo deste blog?

(Por Lucas Cassiano)
O blog pretende despertar a idéia de que é possível gerir seu negócio para além de fórmulas prontas de estratégia, visto que, se a "moda do momento" é ser inovador e reinventor, será preciso não só gerir a empresa, mas também repensar a própria gestão empresarial em vigor atualmente. Tenho percebido que a gestão empresarial brasileira está muito baseada nas fórmulas gerenciais norte-americanas, circunstância que coloca empresários, consultores e acadêmicos brasileiros na situação de meros seguidores das idéias norte-americas de gestão, marketing, etc. Talvez seja o momento de reinventar o próprio estilo "tupiniquim" de administrar, fazer e estudar negócios, pois, como diz a literatura norte-americana de gestão, a vantagem competitiva é garantida aos líderes e não aos seguidores.

O presente blog pretende, também, proporcionar um benchmarking das melhores práticas empresariais utilizadas em nosso país tanto entre empresas do mesmo setor como empresas de setores diversos, visto que algumas características de estilo gerencial podem ser reproduzidas em negócios diferentes, tal como a forma de atendimento ao cliente, sistemas de cadastros, etc.

O desafio final é conectar a teoria estratégica às práticas gerenciais elaboradas em seu negócio. Mais importante do que compreender o conceito analítico de estratégia, por meio da Teoria da Estratégia Empresarial, é saber conduzir e sentir o processo estratégico, pois você não precisa de conhecimento formal para compreender, lidar e guiar o processo estratégico. Contudo, o referido conhecimento pode, além de ajudá-lo em sua estratégia diária, abrir sua visão gerencial, caso você esteja preso a soluções prontas de estratégia, tanto derivadas de uma cultura retrógrada de gestão ou de algo que você leu em algum manual "estratégico".

Se você busca diferenciação, então é importante buscar a abertura criativa de seu pensamento estratégico, que pode ser atingida por meio da combinação entre o entendimento tácito do processo estratégico derivado de sua experiência e vivência gerencial com um pouco da teoria do processo de formação da estratégia empresarial.

Ao final, acredito que o exercício da prática gerencial e a teoria estratégica podem despertar e/ou melhorar o perfil empreendedor das pessoas.

Nenhum comentário: