domingo, 20 de maio de 2007

Mandicas de Empreendedorismo


Estive em São Paulo no dia 16/05/2007 e aproveitei o convite do Endeavor para assistir a palestra do empreendedor Aleksandar Mandic e participar da sessão de autógrafos de seu livro :mandicas. Posso dizer que a palestra foi excelente. O tema do colóquio foi a história do empreendedor Aleksandar Mandic e os diferentes negócios nos quais investiu ao longo dos anos.

Um breve resumo da carreira do empreendedor pode ser descrito nos termos abaixo.

Em outubro de 1990, Mandic abriu um negócio no quarto de hóspedes de sua casa, um BBS (Bulletin Board System), sistema de troca de arquivos anterior à Internet. Em 1993, Mandic deixou a Siemens, onde trabalhou por 17 anos, para se dedicar exclusivamente ao BBS, que rendia US$ 80 por dia, o que lhe garantia um salário de cerca de US$ 2 mil por mês. Essa atitude foi uma escolha de risco que caracteriza o comportamento empreendedor de Mandic.

Ademais, Mandic manteve a empresa em casa até 1995, época em que começava o uso comercial da Rede, e transformou seu BBS no primeiro provedor comercial brasileiro, o Mandic.com. Em 1997, o BBS atingiu 95 mil usuários. O faturamento cresceu em proporções vertiginosas, passando de US$ 3 mil para US$ 10 milhões.

Nesse período ele realizou várias “jogadas” criativas que garantiram a sustentação e a viabilidade de seu negócio para vencer a concorrência. Essas “jogadas” foram verdadeiras saídas de gênio que deixaram a concorrência comendo poeira e confirmaram o diferencial competitivo de Aleksandar Mandic: criatividade.

Em 1999, Mandic enriqueceu ao vender seu provedor para o grupo argentino Impsat, controlador do O Site. Depois disso, vieram os provedores de acesso gratuito, período no qual Mandic ajudou a criar o iG.

Hoje a Mandic oferece um sofisticado sistema de e-mail com espaço ilimitado, o mandic:mail que fornece, entre outros benefícios, assinatura digital e criptografada, memória ilimitada, duplo antispam, sistema antivírus na entrada e saída das mensagens e ambiente livre de propaganda. O sucesso do atual negócio está na estratégia de diferenciação em relação os demais sistemas de e-mail.

Quanto à palestra, o que mais chamou a atenção foram as máximas ou mandicas de Aleksandar, tais como: “Pense grande! Você já ouviu falar de Alexandre, o Médio?”. Nesse ponto Mandic explicou que ninguém perde nada por pensar grande, visto que é possível fracassar mesmo pensando pequeno.

Outro ponto importante da palestra foi a mandica: “é melhor errar rápido do que acertar lento.” Nessa mandica percebo a visão do comportamento empreendedor que sabe aproveitar oportunidades, pois não basta fazer, é preciso fazer e fazer rápido! Caso contrário, não será possível tirar o máximo proveito das oportunidades observadas.

Outra mandica interessante foi a frase: “o que você pensa de mim é problema seu e não problema meu”. Nesse sentido, posso concluir que: para empreender é preciso possuir a coragem de ousar e fazer diferente sem temer o que os outros vão pensar. O ser humano, geralmente, gasta seu tempo preocupado com o juízo que as outras pessoas fazem dele, quando, na verdade, deveria utilizar seu tempo para concretizar seus sonhos.

Outra máxima importante que dispensa comentários foi a seguinte: “o que diferencia um sonhador de um criativo é a capacidade do criativo de concretizar a fantasia.”

Para aquelas pessoas que gostaram do pouco que comentei sobre a palestra do Aleksandar Mandic, sugiro a leitura do livro :mandicas, que é composto por 167 frases. Estas apresentam a maneira de pensar e agir do empreendedor nato Mandic. Assim, se você é ou pensa que é empreendedor, sugiro a leitura deste livro.

Além disso, para saber mais sobre a história de sucesso do Mandic, recomendo, também, a leitura do livro Mandic.com.br - Uma História de Sucesso na Internet.

Escrevi a presente postagem com base na entrevista de Mandic ao Wnews, na sua palestra, proferida em 16/05/2007, no Campus do IBMEC São Paulo, e no seu livro :mandicas.

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