quarta-feira, 27 de junho de 2007

Empreendedorismo no Salão de Beleza!!!

Pessoal,

Todos que me conhecem sabem da minha paixão pelo empreendedorismo, das minhas iniciativas como empreendedor e de quanto gosto de difundir isso para disseminar o "vírus" empreendedor ao maior número de pessoas para que possamos ver nosso país, quem sabe em breve, não ser mais o "país do futuro".

Para ilustrar mais uma vez um exemplo de empreendedorismo genuinamente brasileiro, aliás um dos empreendimentos por necessidade mais comum no Brasil, só que dessa vez comparável aos melhores exemplos de empresa rentável, lucrativa e extremamente bem gerenciada. Essa empresa chama-se Beleza Natural e tem apoio do Endeavor, outra iniciativa de grande valia para disseminar o "vírus" empreendedor no Brasil. Abaixo, confiram então a entrevista da empreendedora que trouxe esse lindo exemplo para vários brasileiros.

Entrevista
22/06/2007
A inspiradora história do Beleza Natural
A Empreendedora Endeavor Leila Velez tem entre suas qualidades a persistência. “Independentemente dos problemas, desistir jamais”, diz ela. Ao lado do marido, Rogério Assis, e dos cunhados Heloísa Assis, a Zica, e Jair Conde, Leila é sócia do Instituto Beleza Natural, rede de estabelecimentos especializados em cabelos crespos e ondulados. O grupo comanda uma equipe de cerca de 700 colaboradores que trabalham em suas seis unidades, cinco no Rio de Janeiro e uma em Vitória, no Espírito Santo; na fábrica de cosméticos Cor Brasil, fabricante dos produtos utilizados por seus cabeleireiros, e em um Centro de Treinamento.

A obstinação marca sua trajetória. De gerente de loja da rede Mc Donald’s a empreendedora de sucesso, um longo caminho teve de ser percorrido. A história de Leila foi permeada por muitos desafios, a começar pela falta de dinheiro para divulgar o primeiro salão. “Tivemos que colocar muitas coisas em segundo plano, até mesmo a própria família”, afirma. Atualmente, o Instituto apresenta uma produtividade muito maior do que a de um salão normal, atendendo cerca de 800 pessoas por dia em cada loja. Em entrevista exclusiva, ela conta que a idéia é continuar crescendo. “Em 2008, pretendemos abrir uma filial em São Paulo”.

Como surgiu a proposta o Instituto Beleza Natural?
Leila – Foram duas histórias que correram em paralelo. De um lado, a Zica, apelido da Heloísa, minha cunhada, que com 21 anos resolveu ser cabeleireira e passou 10 anos pesquisando novas fórmulas que pudessem transformar o cabelo crespo. O Rogério, irmão da Zica e meu marido, ajudou no processo servindo como cobaia em determinados momentos. Eu e o Rogério, por outro lado, trabalhávamos no Mc Donald’s. Começamos como atendentes de lanchonete e fomos promovidos até chegar ao nível gerencial. Lá, aprendemos muita coisa sobre administração, trabalho em equipe, processos, controle de qualidade. Tínhamos vontade de abrir um negócio próprio. Resolvemos abrir o Instituto Beleza Natural juntando o produto da Zica, totalmente inovador, com uma técnica de gerenciamento de salão completamente diferente. A intenção era fazer com que os clientes se ativessem à empresa e não a um determinado profissional, como normalmente acontece em salões de beleza.

E o primeiro salão?
Leila – Nós não possuíamos recurso nenhum. O salão era superpequeno e não tínhamos dinheiro pra divulgação. Nós fazíamos da faxina à pintura na parede. Apesar disso, nós sempre tivemos um carinho muito grande com os clientes e o salão era sempre muito limpo, muito organizado. Aos poucos, no boca a boca, os próprios clientes trouxeram a família, seus amigos e, assim, fomos crescendo. Logo, precisamos distribuir senha de atendimento, pois não era viável atender a todos.

Quantas pessoas vocês atendem por dia?
Leila – Nós temos uma produtividade muito maior do que um salão normal: são até 800 pessoas por dia em cada loja. Hoje, nós temos ainda uma espera média de 4 horas para o atendimento. A senha ainda existe, mas continuamos com o mesmo desafio de crescer rápido.

Do que vocês tiveram que abrir mão para investir no projeto?
Leila – Tivemos de colocar muitas coisas em segundo plano, até mesmo a própria família. Se a pessoa não se dedica de corpo e alma ao negócio, não funciona. Na verdade, eu acho que a gente vai fazendo escolhas ao longo do tempo. Por exemplo: nós sempre optamos por reinvestir todo lucro no próprio negócio. Em alguns momentos tivemos que abrir mão de conforto pessoal, de algumas aquisições materiais. Acho que é isso que faz a empresa crescer e dar certo.

Quais foram os desafios iniciais?
Leila
– Desafio é o que não faltou. A questão da credibilidade é muito séria. Para nós, abrir uma conta no banco era difícil, quem diria conseguir financiamento. Fornecedores também diziam que nossa idéia não interessava. Em função disso, acabamos construindo nossa própria fábrica para criar a inovação. Outro grande desafio é o número de impostos abusivos, que representa um custo enorme para a empresa. Na verdade, tudo é complicado para o pequeno. Na medida em que a empresa cresce, tendo um pouco mais de escala, as coisas ficam mais fáceis.

Você pensou em desistir em algum momento?
Leila
– Não. Nós penamos bastante, mas desistir nunca. Quando abrimos a fábrica, estávamos abrindo uma nova unidade ao mesmo tempo. Então acabamos atrasando alguns impostos, mas nunca pensamos, por exemplo, em demitir as pessoas. Independentemente dos problemas, desistir jamais!

Como o Beleza Natural mudou sua vida?
Leila
– Mudou tudo! Eu tinha um sonho e consegui transformar esse sonho em negócio. E o meu sonho transformou-se em sonho de centenas de pessoas. Hoje, nós temos 700 colaboradores. E percebemos que a transformação de nossas vidas multiplica-se na vida e na família de 700 pessoas, que daqui a pouco serão 1.000, 7.000! Alguns colaboradores falam para a gente: nessa empresa, eu voltei a sonhar, a acreditar que é possível. Acho que essa é a principal transformação: trazer a esperança, o sonho, fazer com que mais pessoas acreditem e continuem crescendo sempre.

Qual a importância em ser um Empreendedor Endeavor?
Leila
– A Endeavor é esperança. Eu acho que ser um Empreendedor Endeavor é ter a certeza de que seu sonho é crível para você e um grupo muito fantástico de outros empreendedores, de voluntários e de pessoas que estão afim de fazer o país crescer, de dar oportunidade de emprego para outras pessoas. Empreender é dar oportunidade e a Endeavor é a oportunidade para a empresa, nos ajudando a tomar decisões estratégicas que vão viabilizar mais empregos, uma expansão mais rápida, mais segura e mais sólida. Ser um Empreendedor Endeavor é um grande privilégio, e eu gostaria que no Brasil, milhares de outras empresas pudessem ter a mesma oportunidade.

Como a Endeavor auxiliou nas conquistas do Beleza Natural?
Leila
– Nós somos Empreendedores Endeavor desde 2005 e, no momento, estamos passando por um processo de reorganização para expansão, na qual a Endeavor é muito importante. A Endeavor também ajudou a criar novos planos de expansão. Para isso, duas equipes com profissionais de altíssimo nível do centro universitário americano Massachusetts Institute of Technology (MIT) passaram alguns meses conosco. A Endeavor ajudou muito na divulgação da empresa e por isso a marca Beleza Natural é muito mais conceituada.

Quais são os desafios atuais?
Leila
– O principal deles é continuar crescendo cada vez mais rápido, sem perder a qualidade e mantendo a cultura de valorização das pessoas. Quanto mais você cresce, torna-se mais desafiador escolher as pessoas corretas, treiná-las da melhor forma para que elas consigam passar esse amor em servir adiante. Afinal, não adianta crescer sem manter essa qualidade. Também é um desafio conseguir financiamento para esse crescimento. Em 2008, pretendemos abrir uma filial em São Paulo.

Existe hora certa para expandir o negócio?
Leila
– A hora é já! Acho que a forma é que deve ser muito pensada. No nosso caso, com a ajuda de alguns voluntários da Endeavor, nós fizemos uma análise muito séria de quais seriam as vantagens e as desvantagens de crescer por meio de franquias. No final, acreditamos que não seria a melhor escolha num primeiro momento. A velocidade do crescimento também deve ser calculada para que a empresa não se perca. Deve-se crescer de forma sustentada porque crescer rápido é fácil, mas manter esse crescimento de maneira sustentável é muito mais difícil.

Quais foram as principais dicas da Endeavor na expansão?
Leila
– Um grande divisor de águas foi a análise para colocar um diretor-geral que assumisse o lado mais pragmático da gestão. Contratamos um diretor em novembro do ano passado e, de lá pra cá, nós sentimos um grande impacto positivo na empresa. E isso foi uma interferência direta da Endeavor, pois eles vieram nos conscientizando dessa necessidade ao longo do tempo.


Como integrar uma equipe de colaboradores em constante crescimento?
Leila
– Nós procuramos fazer uma série de ações que começam na forma como nós tratamos os funcionários no dia-a-dia. Além disso, todos os sócios procuram servir de exemplo para os colaboradores em relação ao atendimento e postura. Para isso, nós desenvolvemos um calendário com eventos voltados para equipe. Um deles é o Cantina da Mama Zica, no qual oferecemos um dia de pizza para todos os colaboradores. A diretoria é quem faz a pizza, a massa, o recheio e nós servimos as mesas. Além do trabalho de integração, nós damos o exemplo de como nós queremos que nosso cliente seja servido.


Quais são conselhos úteis para quem ter um negócio próprio?
Leila
– A principal questão é acreditar muito no sonho. Acreditar que é possível, por mais difícil que seja, por mais obstáculos que você encontre. Você precisa acreditar muito e saber que vai passar por coisas muito difíceis, por momentos desafiadores, por momentos onde você não terá nada para te sustentar além do seu próprio sonho. Além disso, novos empreendedores devem manter o pé no chão e procurar saber se seu sonho é viável, avaliando o mercado e a concorrência para que seu negócio esteja o melhor estruturado possível.

E como separa razão e emoção no trabalho em família?
Leila
– É um desafio todos os dias. A gente tem que ter claro que o lado sentimental deve ser separado do lado profissional e olhar com muito respeito e admiração aqueles pontos complementares aos seus. Nós somos quatro e nossa complementaridade funciona muito bem nos negócios. É importante definir um critério de como as decisões serão tomadas, pois quando surge uma diferença de opinião, devemos saber como essa diferença será gerida.
Fonte: Instituto Empreender Endeavor

20 comentários:

Unknown disse...

Caso muito interessante que exemplifica como atitudes empreendedoras conjugadas com gestão adequada e persistência podem obter êxito em qualquer nicho de mercado.

cle disse...

Várias empresas como Beleza Natural,hoje,tentam manter-se no mercado porém com resultados insatisfatórios.Através deste depoimento podemos perceber que as dificuldades sempre irão surgir,e o quanto é importante você apreender com elas pois impostos, concorrência,etc...vão te acompanhar por um longo período.

franca disse...

gostaria de saber sobre a filial do salão beleza pura em são paulo. sou cabeleireira especializada em cabelos crespos e saber da oportunidade de trabalho junto á empresa.um abraço FRANÇA SIMOES

Anônimo disse...

parabens pessol do beleza natural vivo na europa e aqui todo mundo quer saber o que eu estou usando no cabelo por q esta lindo de morrer rssr eu tive em vitoria na minha ciade natal e tive o przer de conecer esse incrivél salaõ de beleza fui bem tratada e digo vcs são mesmo profissional desejo tudo de bom a vcs um beijo sheila ribeiro sheilarral@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber mais sobre a franquia do salao beleza natural sou cabeleireira e tecnica de beleza em uma empresa moro em belo horizonte .

Vendas de veiculos disse...

Por favor, Sra. Zica ou equipe
Preciso de informações sobre como desenvolver me Dallas (USA), uma franquia do excelente sistema que vocês desenvolveram.
E-mail: escritor@fernandomarques.com.br
Abraço
Fernando Marques

ruth disse...

olá gostaria de saber mais sobre a franquia beleza pura...sou de SÃO LUIS -MA ...no meu estado a maioria tem cabelo crespo ...

Salão Karlla Alves disse...

oi zica meu nome é kalla Alves meu salão fica no vale do paraiba.,Gostaria de saber sobre franquias do seu salão sou negra e por isso 80% das minhas clientes tem cabelo afro assim como o meu!!!!meu orkut é : salão karlla alves por favor me manda resposta bjus...

jane disse...

Gostaria de saber mais sobre a franquia do salao beleza natural quero abrir um salao de beleza, e quero dicas, e tecnica de beleza de uma empresa.
Quero saber, como comecar, oque fazer e oque oferecer?
E em quanto tempo posso crescer?
e renda diaria?
Agradeço, a atençao.
Meu mail,é
janetymattos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

sou cabeleireiro a 12 anos
cresci muito desque que comecei
hoje to bem gracas a deus
mas quero crescer mais
,nunca tive coraga de colocar funcionario trab so minha companheira
com o que li vou criar corage e colocar ajudante
muito obrigada.
e gostaria de mais sugestao. obrigada. salao junior.pintadas -ba

junior do salao disse...

sou cabeleireiro a 12 anos
cresci muito desque que comecei
hoje to bem gracas a deus
mas quero crescer mais
,nunca tive coraga de colocar funcionario trab so minha companheira
com o que li vou criar corage e colocar ajudante
muito obrigada.
e gostaria de mais sugestao. obrigada. salao junior.pintadas -ba

Valquíria disse...

Obrigada pela sugestão da Leila.
Sou uma jovem moçambicana, trabalhadora, mãe, esposa, estudante do Ensino Superior, que tem a mesma visão. Pretendo inciar esse negócio (Salão de Beleza) e estava com muito medo até ler o artigo.

Parabéns ao pessoal da BNatural e dizer que adorei a ideia de criação de calendário da equipa.

Thanks e bjnhos de coração
Valquíria

Cidade de Maputo_Moçambique

Unknown disse...

ola,gostaria de saber + sobe a franquia... tenho um salão em uberlandia mg e gostaria de espandir os meus negocios.por favor entre em contato.ogrigada drik.adrianasilva@gmail.com

Anônimo disse...

Achei muito interessante a historia da empresa beleza natural,estou iniciando o meu negócio agora e gostaria de obter mais informações sobre empreendedorismo no salão de Beleza.
Meu email é edna-rcosta@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá querida, linda história e motivante. Eu estou pensando em fazer graduação em gestão de beleza para futuramente abrir um salão de beleza. Não entendo nada dessa área até o momento e tenho dúvidas se esse curso me dará subsidios para concretizar meu sonho. Não pretendo trabalhar na prática de corte, colorização e outros, pretendo na verdade administrar bem um salão de beleza como ter um atendimento de qualidade, ótimos profissionais. Pretendo tambem fazer com que todas as normas e técnicas necessárias de higiene no tratamento da beleza seja atendida como uso de lixa descartavel, toalhas de papel ou se for autorizado toalhas muito limpas e brancas etc...
Parabéns e obrigada pelo exemplo de sucesso.
Magda

Leda disse...

Olá Leila & Cia, adorei a postura e convicção das suas respostas, mostra que vc tem pulso e foco, por isso está onde está. Tenho um Salão de beleza na Vila Nivi - Zona Norte de São Paulo a um ano, estou com dificuldades em montar uma equipe forte que queira crescer com a empresa, gostaria de saber sobre esse marketing e gestão que envolve a sua empresa. Vou crescer, preciso só da estratégia.
Meu e-mail visualfashion.leda@hotmail.com
Um grande abraço, aguardo resposta

Leda Souza

Adriana Silveira disse...

Olá Leila ,meu nome é Adriana, adorei a sua história de vida e a sua postura diante das dificuldades. Gostaria de de contar com seu aconselhamento pois montei uma distribuidora de produtos de beleza,mas estou com dificuldade em divulgar os meus produtos,não estou conseguindo contratar vendedores externos sem o fixo.mas no momento não posso assumir este compromisso o que vc me aconselha a fazer pois tenho um estoque de produtos: não tenho vendido e tenho dívidas a vencer. Por favor me ajude.

Adriana Silveira disse...

Adriana Silveira
esqueci de colocar meu E-mail
favor enviar a resposta para
aaa.drikasantos@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá Leila li sua entrevista e fico feliz por você,gostaria de um conselho se possível,pois tenho um salão à um bom tempo durante esse tempo tentei conquistar alguns colaboradores agindo como amiga para que não houvesse pressão mas não deu certo,não sei o que fazer,minha intenção é deixar de atender na pratica para ficar somente na administração se puder me dar um conselho devido a sua experiencia agradeço meu email é lemarckci@hotmail.com

Anônimo disse...

estou com salão montado a 2 anos comprei ele da antiga proprietaria a 9 meses e o fluxo de cliente ainda é muito baixo tenho trabalhado com propaganda mais tem me dado pouco retorno gostaria de algumas dicas de propaganda para salão
meu email : raquel20091998@hotmail.com